
Fundação Canto das Artes
2019
A Cultura é um componente ativo na vida do ser humano, todo indivíduo possui sua cultura, pois cada pessoa cria e propaga várias culturas.
Candau (2003) afirma que cultura é um fenômeno plural multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar.
A Fundação Canto das Artes realiza um trabalho cultural pensando no cidadão. O processo criativo é uma realidade quando faz referência as ações da Fundação.
A Música com os seus desdobramentos, as Artes Plásticas, o Artesanato fazem parte do eixo curricular da instituição e atrelado às atividades realizadas permeia a cidadania cultural.
Muitas das propostas previstas para 2019 já foram realizadas no decorrer do primeiro semestre com perspectivas de dar sequência para o segundo. O fazer Cultural é nosso! Vamos em frente!


Chamamento da Matrícula
No dia 04/02/2019 iniciou-se as atividades da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes com o chamamento da matrícula - 2019. Na oportunidade a professora Leniza Souza Santos juntamente com a professora Denise Alencar, professor Murilo, professor Sérgio Gomes tiveram a ideais de buscar parcerias com as rádios: Jornal, Fascinação, FM Cidade e Vida Nova, no sentido de divulgar mensagem para a comunidade informando do processo de matrícula para as pessoas que tem interesse no estudo da música na referida instituição. Esse processo de divulgação de estendeu até o mês de março.
Planejamento Participativo
O planejamento participativo do Ponto de Cultura Fundação Canto das Artes constou de discussões sobre as propostas a serem realizadas no decorrer do ano em curso. As atividades voltadas para a música diz respeito ao estudo da teoria musical, dos instrumentos de corda: (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, instrumentos de sopro: flauta doce, transversal, clarinete, também prática de orquestra e canto coral. Na oportunidade ressaltou a importância das variadas linguagens artísticas e outros temas que diz respeito a transversalidade da cultura (saúde, educação, direitos humanos, educação ambiental...) Enfatizou a questão referente ao acesso às redes sociais, o cuidado que se deve ter com as ferramentas midiáticas que estão ao alcance dos adolescentes e jovens, questão que carece muita atenção por parte da família, escola e instituição.
Título
Início do Ano Letivo
O ano letivo na Fundação Canto das Artes iniciou com muita energia positiva ao som da Orquestra de Câmara acompanhado de pronunciamentos por parte da diretoria presente - Leniza Souza Santos, juntamente com a professora Denise Alencar e professor Murilo.
A presença dos pais e alunos sempre é marco significativo, na oportunidade contou com um total de 70 pessoas participando das atividades do dia. Foram as atividades: técnica vocal com os iniciantes, aula rítmica com o público de 06 a 14 anos, e prática de orquestra com os alunos já existentes.
A faixa etária do público assistido compreende, de 06 a 17 anos, além dos adultos e idosos.
Como parceiros a instituição conta com a UESB, Universidade Estadual do Sudoeste, a Prefeitura Municipal de Itapetinga e pessoas sensíveis que abraçam a causa do fazer musical-cultural, principalmente para atender a demanda de um público menos favorecido. O trabalho da Fundação Canto das Artes é de inclusão social e intercâmbio cultural.
Oficinas na Fundação Canto das Artes
As oficinas vem acontecendo de forma diversa atendendo as diferentes modalidades de instrumentos: violino, viola, violoncelo, teclado, também canto coral e atrelado a estas, atividades voltadas para os temas transversais.
Fundação Canto das Artes marca presença no Seminário - Itapetinga Cultural minha, sua e nossa.
No dia 28/03/2019 o Ponto de Cultura Fundação Movimento de Corais Canto das Artes participou do Seminário Cultural na Casa da Amizade. Áurea, coordenadora Pedagógica da Fundação marcou presença no evento, parabenizou os envolvidos com a gestão direta da Secretaria de Cultura ( Secretária Eline Portella, diretor do Museu Antônio Maciel, diretor de Cultura Jorge Beu. Também, afirmou que a palestra do escritor, gestor Cultural, Secretário de Cultura de Ilhéus e membro do FAEG - SUL Paulo Cidade tem muito haver com o trabalho realizado pela Fundação Canto das Artes.
Na oportunidade, Áurea parabenizou Paulo Cidade pela palestra de grande importância para o público presente e agradeceu a homenagem prestada a Maestrina e professor Leniza Souza Santos por sua foto fazer parte da galeria de fotos na apresentação do trabalho da noite cujo tema: A função do ARTISTA na política cultural.
Quando da abertura para o diálogo apresentando propostas pela plenária, o Agente Cultural Valdeik Oliveira questionou a situação da Fundação Canto das Artes, pediu um olhar mais acentuado para a referida instituição, a Gestora Cultural e Jornalista Cristal Ferraz, reforçou as palavras de Valdeik e de Áurea com referência a Fundação.
Ao final do Seminário, a Secretária Eliene Portella ,de público dirigiu a palavra a Áurea representante da Fundação Canto das Artes informando que irá estabelecer um diálogo com Tia Leniza, em prol de maior parceria com a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.