PORTIFÓLIO
PONTO DE CULTURA FUNDAÇÃO MOVIMENTO DE CORAIS CANTOS DAS ARTES
Visão - Ser referência em Música e Arte no Território Médio Sudoeste, buscando integração com outros Coletivos Culturais.
Missão - Realizar o ensino da Música e da Arte visando atender a um público diferenciado.
Valores - Valorização das pessoas, trabalho em equipe, inovação, ética, participação social.
Histórico - A Instituição tem suas origens desde 1970, porém, registrada em 1984. Entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública, tem como idealizadora, fundadora e diretora, a professora e maestrina Leniza Souza Santos com uma trajetória desbravadora em prol do fazer social e cultural.
A Fundação Movimento de Corais Canto das Artes realiza um trabalho de Música: musicalização, ensino dos instrumentos de corda, de tecla, de madeira, metal; como também prática de orquestra - orquestra escola, de câmara, sinfônica, folclórica (materiais reciclados); vivências musicoterápicas; oficinas de artes plásticas; de artesanato e atividades de terapias holísticas. Atrelado a tais atividades a vivência cidadã.
O público assistido compreende crianças a partir de 03 anos a idosos de 90 anos procedentes, de regiões periféricas da cidade como também da zona rural. Os alunos assistidos na sua maioria são das redes públicas de ensino. Os adultos e idosos participam das atividades durante o tempo ocioso, ampliando o círculo de amizade, entre outros.
É um trabalho de inclusão social e intercâmbio cultural que tem contribuído para mudanças sociais, geração de produtos culturais, emprego/renda, resgate de bens imateriais, não perdendo de vista o reconhecimento e premiações. São cinco décadas e muitos momentos para destacar.
Em tempos de pandemia do Covid-19, a Fundação Canto das Artes suspendeu as suas atividades presenciais pela primeira vez, justo nos seus 50 anos, mas, virtualmente a diretora/ com 05 alunos/monitores participaram do VII Congresso Nacional online CAEM (Centro de Apoio às Escolas de Música), período - 25 e 26/07/2020. Ainda em setembro de 2020 a Instituição participou do Projeto EPA - Educação Patrimonial e Artística, projeto da Rede Estadual de Ensino Profissionalizante – Colégio Alfredo Dutra Itapetinga - BA, Território Médio Sudoeste. O trabalho foi uma pesquisa com apresentação virtual da história da Fundação no decorrer dos 50 anos. Uma mãe de aluno, que também é integrante do Coral Canto das Artes, Graciane Rech, foi a idealizadora da pesquisa que concorreu com trabalhos de outras cidades do Território Médio Sudoeste. Nesse trabalho a Fundação Canto das Artes ocupou o primeiro lugar pelo desempenho de suas ações nos 50 anos de lutas, sonhos e realizações.
Mais informações sobre a Fundação Movimento de Coras Canto das Artes poderão ser encontradas em: site https://fundacao-canto-das-artes.webnode.com, e blogs http://fmccartes.blogspot.com, www.fundacaomovimentodecoraiscantodasartes.com (em atualização), e-mail fmccartes@yahoo.com.br, fone (73) 99982-9251 (Áurea – Coordenadora Pedagógica), (77) 99173-5176 (Leniza – Diretora Presidente).